Hoje:
Quando alguém me fala que sua estação do ano preferida é o inverno, eu não entendo. Talvez ela não precise sair de casa de manhã, ainda no escuro, à pé, no meio de uma tempestade de neve. Talvez ela seja uma atleta profissional e passe o inverno todo esquiando. Morro de inveja quando vejo uma pessoa andando na rua imune ao frio. De casaquinho, tênis no pé e com os cabelos cheios de flocos de neve grudados. Como ela consegue? E eu com um casaco gigante, gorro, luvas, botas gore tex e ainda assim com o nariz escorrendo.
E depois de se arrumar toda, o bafão dos lugares sem janela, especialidade suíça. Casaco, gorro, luvas e bota no calorão do ônibus ou no bafo de uma loja onde as vendedoras trabalham só de camiseta. E no cinema lotado tem que empilhar tudo no chão mesmo. Ou no colo e sair com as pernas suadas. E quando o pé afunda numa montanha de neve dessas que ficam nas margens das ruas… aí não tem bota que dê conta. Alaga mesmo.
Os jornais começam com as reportagens anuais sobre depressão. A maioria absoluta de deprimidas aqui é de mulheres acima dos cinquenta anos. A escuridão, o frio e o mau humor das pessoas contribuem. Quem sai pra trabalhar às oito da manhã e volta pra casa às cinco da tarde não vê mais a luz do dia. Luz do sol entao, só daqui uns quatro meses…
Depois dos meses de neblina, saímos das nuvens e entramos no congelador. Daqui pra frente só piora. Agora 0° ainda é bom. Logo, logo, ficaremos só no negativo. Culpa dessa beleza dos Alpes. Pra baixo deles, o clima é ótimo, como no norte da Itália. Frio no inverno mas frio aceitável. Pra cima… é como na Alemanha, ou muito pior dependendo da altitude. E altitude é o que mais tem na Suíça. Fazer o quê?
Leave a Reply